FONTE: Revista MICRO SISTEMAS No. 73, páginas 34 e 35 ( Outubro de 1987 )


 


 

Anúncio na  revista Micro Sistemas

No. 76 página 39 (Mar/1988)

 

 


 


A incrível MULTIFACE 1

 

 

Imagine que você acabou de digitar aquela fantástica rotina em Assembler, incrivelmente concebida e que executará o mais fascinante efeito gráfico jamais obtido em toda a história da microcomputação. Na pressa de testar sua maravilhosa criação, você não fez cópia na sua fita de trabalho e esqueceu de verificar se aquele label de nome esquisito estava mesmo na posição correta. O resultando foi ... crash! Aquele 1abel estava mesmo na posição errada e a sua rotina entrou em loop! E agora?

 

Você tem poucas alternativas quando acontece esta tragédia: ou desliga seu micro e recomeça a digital, tomando o cuidado de não molhar o teclado com suas lágrimas de tristeza; ou aperta o botão vermelho da MULTIFACE 1, vendo com satisfação seu micro voltar ao BASIC.

 

Esta é apenas uma das várias coisas que a MULTIFACE 1 pode realizar, mas que serve para exemplificar a sua versatilidade e para caracterizar o fato de que este não é um periférico comum. Afinal, poder sair de um crash com um simples toque de botão é, no mínimo, uma possibilidade estimulante.

 

 

 


 


A INTERFACE

 

A MULTIFACE 1 consiste de um modulo em plástico preto, com 7 cm de altura, 12 cm de largura e dois e meio de profundidade, que pode ser colocado em qualquer equipamento da linha ZX Spectrum através do conector de expansão.

 

Quando encaixado no micro, a MULTIFACE 1 cobre a entrada do joystick. Mas não se preocupe, se você está perdendo uma entrada para joystick no padrão Sinclair Interface II, estará ganhando através da MULTIFACE 1 uma nova entrada no padrão Kempston. Isto já é um grande negócio, uma vez que este padrão é o mais utilizado em jogos.

 

Além disso, a MULTIFACE possui dois pequenos interruptores laterais, sendo que o da esquerda serve para ligar ou desligar o joystick, e o da direita possibilita que se corte a alimentação elétrica da MULTIFACE, de forma a poupar o circuito quando ela não estiver sendo usada.

 

Na parte superior da MULTIFACE 1, você pode ver o pequeno botão vermelho responsável pela sua fascinante capacidade de interromper a execução de qualquer programa (mesmo em Assembler). Quando você aperta este botão, um pulso positivo é enviado para a ROM da MULTIFACE e inicia um programa que arquiva os valores de todos os registradores no momento da interrupção, mostrando o menu principal do software utilitários da interface.

 

 

 


 


O SOFTWARE UTILITÁRIO

 

Digitando a primeira letra de cada opção do menu, seu micro poderá realizar uma série de novas tarefas. Você poderá retornar ao BASIC usando a opção EXIT, retornar a execução normal do programa contido na memória do micro, como se nada houvesse acontecido (opção RETURN), ou fazer uma cópia deste programa para fita cassete, cartucho de microdrive, disquete de 5 ¼” ou Wafadrive Rotronics.

 

A MULTIFACE 1 pode copiar qualquer programa, sendo que a cópia resultante obedecerá um novo padrão de carga e estará compactada, pois um SAVE da MULTIFACE elimina os espaços em branco da memória, de forma a não perder tempo no momento da carga. Um programa copiado pela MULTIFACE pode ser carregado em qualquer microcomputador, mesmo que a interface não esteja conectada ao micro.

 

 

Se você pretende pesquisar a memória, use a opção TOOL para ter acesso a qualquer área, podendo visualizar os conteúdos tanto em hexadecimal (figura 1) ou caracteres (figura 2). Você poderá alterar a memória mudando os valores de determinadas posições de memória, alterando o programa, suas mensagens ou o conteúdo dos registradores. Basta digitar diretamente os novos valores em decimal ou hexadecimal.

 

 

A opção COPY permite copiar qualquer tela do programa em impressora do tipo Timex 2040 ou em outros tipos de impressora, desde que você também possua uma interface de impressora apropriada. Você poderá copiar telas também em fita ou outros sistemas de armazenamento. Proceda neste caso como se fosse fazer uma cópia de programo (opção SAVE) e digita a letra “S” de SCREEN antes de escolher o sistema de armazenamento.

           

        Além da ROM que contém o programa utilitário, a MULTIFACE 1 possui também uma memória RAM de 8 kb que é usada como área de trabalho durante algumas de suas operações. É exatamente esta RAM que determina a grande potencialidade da interface. Você pode programar suas próprias rotinas utilitárias e colocá-las na RAM da MULTIFACE 1, a salvo até mesmo de um RESET do sistema.

 

Existem duas formas de fazer isso: uma delas é usando a opção JUMP. Você deve programar o JUMP fornecendo o endereço da sua rotina, de forma que a escolha desta opção desvie a execução para o ponto que você determine. Outra opção é programar a interface para que o botão vermelho desvie diretamente para a sua rotina, deixando completamente de lado o programa da ROM da MULTIFACE 1. Neste caso, você deterá se preocupar com os conteúdos originais de cada registrador no momento da interrupção e incluir no seu programa uma rotina que possa revolver estes valores para que não se perca a possibilidade de retornar ao programa interrompido.

 

 

 


 


CONCLUSÃO

 

A MULTIFACE 1 vem acompanhada de um manual de instruções que, embora seja xerox de um texto de impressora, é detalhado e claro o suficiente para explicar o uso de todos os seus recursos. A única falha a lamentar é que exatamente um dos pontos mais interessantes, ou seja, o uso da RAM de 8 kb, está aplicado de forma um tanto obscura, capaz de confundir até mesmo o mais experiente.

 

Tirando este detalhe, a MULTIFACE 1 é, sem dúvida, um periférico que fez falta para qualquer usuário de microcomputador. Só lamentamos a falha de interfaces similares para outras linhas de equipamentos além do ZX Spectrum, pois seus múltiplos recursos são úteis tanto para programadores avançados quanto para aqueles que querem apenas uma maior comodidade na hora de organizar sua coleção de programa.

 

A Cheyenne Advanced Systems está de parabéns pela qualidade e acabamento do produto, pois a MULTIFACE 1 mostrou o quanto uma peça de hardware pode se tornar uma ferramenta prática e original. A Stop Informática também está de parabéns pela sua iniciativa em investir na distribuição dessa interface, num momento em que a maioria das empresas do setor vem preferindo a manter em compasso-de-espera.

 



 


Ficha Técnica:

Nome:
MULTIFACE 1 (interface utilitária para micros compatíveis com o ZX Spectrum);
Fabricante: Chayenne Advance Systems;
Distribuidor: Stop Informática;
Endereço: Praia de Icaraí, 211/loja 03, Niterói-RJ, CEP 24230;
Telefone: (021) 717-1700;
Preço: 20 OTN.