Que tal utilizar sou microcomputador como agenda telefônica e também como secretária, discando os nomes que você programar? Se você acha que isso é difícil então certamente mudar é de idéia depois de ler este artigo.




Quem já não imaginou que um dia o microcomputador seria usado para fazer suas ligações telefônicas ou mesmo memorizar números? É claro que existem os telefones com memórias, mas eles apenas podem fazer ligações imediatas de um mesmo número, ajudando os que não querem "gastar" os preciosos dedinhos no disco do telefone.

É claro que um microcomputador pode ser multo mais versátil, se usado com esta finalidade, pois além de ter uma capacidade de memória multo maior, permitindo o armazenamento de quantidade muito maior de números, eles também admitem a inclusão de dados adicionais como o endereço, data de aniversário, e até mesmo a colocações de programas envolvendo tempo: discar daqui a meia hora ou uma hora, por exemplo!

Se o leitor gosta de filme de ficção científica existem inúmeros exemplos em que observamos um relacionamento maior entre telefone e computador. Os casos em que o computador chama seu mestre pelo telefone são comuns em WAR GAMES, um garoto consegue obter por acaso o número do sistema de defesa dos Estados Unidos, entrando com seu computador doméstico na intrincada rede.

É claro que, com este discador, o leitor não deve chegar a tanto, mas como não existem limites para a criatividade de cada um. 

 

 

 


Características

O circuito proposto pode ser ligado em qualquer tipo de linha telefônica (*), sendo a sua alimentação aproveitada do próprio micro, o que simplifica a unidade, evitando gastos com uma fonte de alimentação externa.

A interface é totalmente portátil, podendo ser adaptada em qualquer micro de lógica Sinclair como TK82, NE-Z8000, TK83, CP200, TK90X etc.

É claro que, dependendo do tipo de micro pequenas alterações devem ser feitas no sistema, mas isso será facilmente superado se o leitor tiver conhecimentos básicos do assunto.

(*) Algumas companhias telefônicas não permitem a ligação de qualquer tipo de dispositivo em suas tinhas, sem prévia homologação ou aprovação, ou simplesmente comunicação. Será conveniente verificar se este é o caso de sua localidade.

Para ativar a Interface é só "pokear" o endereço 32768, quanto ao dado após a virgula, é irrelevante.

O programa para a discagem é uma pequena sub-rotina, sendo adaptável em qualquer micro, como o TRS80 e também o Color, devendo apenas ser respeitado o sistema operacional do micro, pois existem alguns endereços "pokes" que não devem ser mexidos. Se "pokeado" o micro pode entrar em loop infinito. O leitor deve pois ter conhecimento do sistema (hardware) para fazer a instalação correta.

 

 


Como Funciona

A primeira operação que se faz para se tentar uma ligação telefônica é, sem dúvida, retirar o fone do gancho. Quando isso acontece, um rele no interior do telefone fecha os contatos causando um loop na linha telefônica, o qual por sua vez provoca a emissão de um som continuo no fone. Este som serve para indicar ao usuário que a central liberou e linha para se efetuar a chamada. Depois, é só discar o número, girando o disco. Na escolha de cada número, o movimento de volta ao zero, provoca uma sequência de interrupções na linha.


A cada interrupção corresponde um número. Quando discamos o 4, por exemplo, na volta do disco ocorre 4 pulsos de interrupção, cada qual com intervalo entre 90 e 100 ms. A duração de cada pulso deve ser de pelo menos 25 ms para que a central reconheça sua existência.

Podemos produzir estes pulsos sem o disco, usando para esta finalidade um relê acionado por circuito próprio. O circuito tem por base um 7442 (TTL) que faz a decodificação do endereço 32768.

No circuito foram utilizadas 4 entradas que são conectadas na expansão do micro, dos quais foram utilizadas os sinais Al 5, A14, A13 e WR.

Para ativar o rele que irá produzir os pulsos, simulando o discar do telefone, foi necessário empregar uma linha (DELAY) de retardo, porque, dada a velocidade de fechamento dos contatos ser muita baixa, e a decodificador usado muito rápido, o tempo obtido não seria suficiente para se obter o efeito desejado.

O retardo foi um simples 555, ligada na configuração de monoestável com tempo calculada por RC de tal modo a se ter o tempo mínimo necessário à aplicação.


O disparo é feito pelo pino 2 e a ativação da relê a partir do pino 3, conforme mostra a figura 2.
 

 

 


O Programa

O programa foi desenvolvido na linguagem BASIC, dada sua versatilidade além da que todos os microcomputadores comuns a aceitam.

A essência do programa está na manipulação de STRINGs que são dados numéricos e alfanuméricos dentro de um variável qualquer.

O programa solicita o número desejado, que então é inserida pelo usuário, não sendo necessário nenhum espaçamento entre os dígitos, já que a sub-rotina se encarregará de dar esse tempo.

Notem que, após a entrada de dados, o programa irá simular a retirada do fone do gancho, fazendo então a interrupção da linha. O usuário notará então o som continuo do fone quando então pode ser feita a discagem.

Esta discagem é feita então pelo próprio programa.

Experiências podem, ser feitas para se obter a resultado desejado da melhor forma. Na figura 3 temos o fluxograma para a discagem.

 

  

 


Montagem

A montagem do protótipo foi feita numa placa universal, tendo sido obtido um resultado de acordo com o previsto. Nada impede, é claro, que o leitor projete uma placa específica para esta aplicação.

A caixa utilizada foi de alumínio, mas caixas plásticas também servem.

Na Figura 4, temos as conexões da expansão na parte traseira da caixa.
 


Quanto ao conector utilizado, é de tipo facilmente encontrado nas casas especializadas em componentes para informática. Foi utilizado um conector fêmea de 23 pinos para a lógica Sinclair TK82, 83, 85, NE-Z8000 etc. No caso de outros tipos de microcomputadores, o leitor deve utilizar conectores apropriados com modificações na interface.

O circuito pode ser adaptado também ao CP200, mas tanto o conector da expansão como as pinagens são diferentes, sendo necessária que o usuário consulte seu manual.

O diagrama completo é dado na Figura 5.

 


 


Uma vez montada a unidade, o teste é feito conforme se segue:

Ligue e unidade e dê um POKE no endereço 32768.0. Você deve ouvir um estalido indicando que o relê fechou seus contatos. Se tudo ocorrer desta forma, a unidade estará pronta para ser instalada.

 


 

 

 

Instalação


Na figura 7 temos os pormenores de como a unidade deve ser ligada à linha telefônica.

 


O máximo de cuidado deve ser tomado com esta ligação. Lembramos que, deixando a interface desligada, mas conectada na linha, o telefone continuará recebendo normalmente as chamadas. Do mesmo moda, o disco do telefone continuará disponível, podendo ser usado normalmente para a realização de chamadas.


 


 


Uso

Não modifique o programa e siga todas as instruções de maneira dada a seguir:

Inicialmente, grave seu programa numa fita cassete. Rode o programa e siga seus passos na ordem certa:
- Tire o fone do gancho;
- Disque o número digitando NNN-espaço-NNNN ou simplesmente NNNNNNN.
- Aguarde a emissão do tom de linha livre no fone.
- Se não houver tom, repita as operações anteriores em sequência.
- Aperte a tecla NEW LINE
- Aguarde alguns segundos até que o programa de início à discagem. Quando completar a ligação, atenda normalmente.

  

  

Programa

1 REM CIRO MITUBASHI
2 REM DISC - TRON
3 FAST
4 PRINT AT 3,0;"TIRE O FONE DO GANCHO E DIGITE O NUMERO DA CHAMADA."
5 INPUT F$
10 PRINT AT 7,4;"ESPERE ALGUNS SEGUNDOS."
20 PAUSE 1000
30 POKE 32768,0
40 PAUSE 100
50 LET C=LEN F$
60 FOR P=1 TO C
70 LET A$=F$(P TO )
80 LET I=CODE A$
90 IF I-28=0 THEN LET I=38
100 FOR W=1 TO I-28
110 POKE 32768,0
120 PAUSE 5
130 NEXT W
140 NEXT P
150 PRINT AT 10,6;"DISCAGEM COMPLETADA."
160 PRINT AT 13,0;'"AGUARDE A CONCLUSÃO DA CHAMADA."
170 PRINT AT 17,5;"OUTRA LIGAÇÃO ? (S/N)"
180 INPUT X$
190 IF X$="S" THEN RUN
200 STOP

 


Placa de circuito impresso




 

  

Disposição dos Componentes


 


Lista de Componentes:
CI- 1 = 7442
CI - 2 = 555
D 1 = 1N4001
R 1 = 1OK
R 2 = 1M
R 3 = 1K
C 1 = .047 uF
C 2 = .0l uF
Led = FLV 110
Diversos:
Plug Tipo Micro Fone Mono RL = Relê 6V MC 2RC1 - 6VCC
Placa Universal ou Circuito Impresso
1 Metro de Solda de Boa Qualidade.

 


 


Vídeo

Ciro Mitubashi no programa TV EUREKA na TV CULTURA apresentando o primeiro sintetizador de voz, originalmente desenvolvido no TK90X e concluido no MSX:

YouTube

Referências
(do mesmo autor)

Revista 164.
Memória não volátil para seu micro

Revista 166.
Dê um poke e inverta o seu vídeo