ATENÇÃO:
Não me responsabilizo por qualquer dano causado a sua máquina ou a você por tentar este tutorial.
Faça a manutenção por sua conta e risco.






Entradas de Joysticks no padrão Atari

As saídas de joystick do +2 teriam sido um enorme diferencial se elas fossem mais "usáveis". Pelo fato do Spectrum 48 não ter nenhuma saída para joystick vários fabricantes lançaram interfaces de joystick e de longe a Kempston ficou sendo a mais conhecida. Entre os brasileiros, o TK90X/95 vinha com uma saída de fábrica sendo que o acionamento do controle simulava o pressionamento do teclado nas teclas de 6 a 0. Nos jogos era preciso escolher "Sinclar Interface II" para fazer funcionar o joystick. Essa Interface II justamente era a maior concorrente da Kempstom na época e quase todos os jogos também tem suporte a ela. No caso do 128, as entradas de joysticks seguem o padrão Interface II (teclas 6,7,8,9 e 0) e Interface I (1,2,3,4 e 5), porém não funcionam com os tradicionais joysticks padrão Atari. Este mod foi criado originalmente quando apareceu um Spectrum aqui pra conserto, onde o chip de controle dos joysticks estava em curto. Como o chip não se acha mais por ser muito específio, para não matar as entradas foi feita a modificação descrita abaixo. Existe uma outra maneira mais fácil de converter as entradas para um joystick padrão, veja o item 6 logo abaixo.

Esse é um pouco mais dificil do que os mods anteriores e só deve ser feito pelo pessoal mais experiente. Você precisará de um bom ferro de solda e um sugador de boa qualidade, além de experiência na retirada de CIs. Os fios que aparecem nas fotos é um fio rígido, bitola 32 muito usado para fazer wire-wrap. Também é chamado de "fio de desbloqueio", por ser muito utilizado pelo pessoal que solda chips em video game.

Primeiro devemos retirar o chip que controla as entradas de joystick. É fácil de achar, porque ele fica ao lado dos conectores e está marcado como "Amstrad".




Temos que cortar algumas trilhas. Na parte de cima da placa, entre o primeiro conector do joystick e a caixa do modulador tem uma trilha grossa. Na foto, ela aparece bem nas letras "ICK" da palavra "joystick" escrito no silk da placa. Corte com cuidado com um estilete (faca Olfa), passando a lâmina várias vezes para ter certeza que interrompeu a trilha.






Do outro lado da placa mais três cortes devem ser feitos. Veja na foto.


A imagem abaixo foi retirada do excelente documento "Um pequeno estudo a respeito do joystick do TK90X / TK95" de autoria do Clóvis Friolani (link). Maiores detalhes sobre o funcionamento dos joystick pode ser visto lá.


Basicamente o que precisamos é soldar os pinos dos joysticks diretamente na matriz do teclado. Note que iremos utilizar as linhas 8 e 5 da matriz e todas as colunas. (Imagem do esquema do TK90X, desenhado por Jorge Braga).


Vamos começar o wiring pelos pinos "comuns" de cada joystick. Como usaremos as linhas 8 e 5, solde um fio no oitavo pino do conector do teclado indo até o pino 8 de um dos conectores de joystick e um no quinto pino do conector do teclado até o pino 8 do outro joystick. Se guie pela foto.


Para as ligações das colunas da matriz eu usei pedaços de fio dobrados ao meio, já que todos os 5 pinos teriam duas soldas no conector do teclado. Esse fio que é muito fino e o plástico derrete quando se encosta o ferro de solda, facilitando muito o trabalho de soldagem já que não é preciso descascá-lo. Cada fio desses eu soldei a parte central no conector das colunas do teclado. Veja as fotos.






Com os fios soldados no conector das colunas é só ir soldando nos pinos dos joysticks, lembrando que cada lado do fio segue para um joystick, então faça todas as ligações primeiro no conector de joystick da esquerda e depois no da direita. Faça as soldas seguindo os desenhos apresentados lá em cima, casando o pino do joystick com a coluna correspondente da matriz.
Note na foto abaixo que eu utilizei alguns dos furos onde estava originalmente o CI. Mas isso foi somente para diminuir a confusão de fios que ficaria no conector.


Com tudo soldado, conecte um joystick de Atari nas entradas e ligue o 128, entrando no Basic. Movimentando o joysticks em todas as direções e pressionando o botão, os números correspondentes devem ir aparecendo na tela. Consulte novamente o desenho lá me cima para ver se não ficou nada invertido.



Adaptador para as entradas de Joysticks

O Mod acima, o das entradas de joystick, apesar de ficar bem legal é um pouco complicado de ser feito. Uma outra solução bem mais fácil é construir um pequeno adaptador que fará um "remapeamento" dos sinais e você poderá utilizar qualquer joystick padrão Atari.

Note pela tabela abaixo que a pinagem dos conectores originais foi trocada, provavelmente visando um lucro maior com a venda de joysticks "proprietários".

Pino 128 Normal
1 - Cima
2 Terra Baixo
3 - Esquerda
4 Tiro Direita
5 Cima -
6 Direita Tiro
7 Esquerda -
8 Terra Terra
9 Baixo -

Para esse nosso adaptador precisaremos de dois conectores DB9, um macho e um fêmea, um pouco de fio (não exagere no tamanho), ferro de solda e solda.

Basta soldar os fios seguindo a figura abaixo. Na imagem vemos a parte traseira de cada conector, onde o fio será soldado. Olhe os conectores bem de perto e será possível ver os números de cada pino escritos no plástico do conector, o que facilitará ainda mais a soldagem.




Qualquer dúvida fico a disposição.
Abraço a todos.

Victor Trucco  [ www ]